-
Arquitetos: Estúdio BRA Arquitetura
- Área: 70 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Maura Mello
-
Fabricantes: Dpot, Franke, Granitorre, Marcenaria Baraúna, OEG Design, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento do jovem advogado tem organização espacial franca e simples, ao passar pela porta de entrada vê-se cozinha e ambientes sociais integrados - salas de estar, jantar, escritório e bar. Ao fundo o horizonte da cidade de São Paulo já convida o recém chegado a desvendar os bairros da cidade a partir de um dos pontos altos do bairro de Pinheiros. Uma parede baixa separa em partes o estar da cozinha, fechando apenas a área de cocção e deixando alguns armários aparentes.
Os ambientes integrados impõem uma paleta de materiais curta, algo que já faz parte dos princípios de projeto do Estúdio BRA. Temos um piso para todos os ambientes, a mesma lâmina de madeira para todos os itens de marcenaria e outra madeira para os itens de mobiliário, as paredes são brancas para reforçarem o rebatimento de luz e a cozinha não tem azulejos ou ladrilhos decorados, apenas a mesma pedra quartzostone branca que faz o revestimento da bancada e reveste também o seu frontão.
O painel em madeira faz a volta na planta descrevendo uma caixa onde apenas as protuberâncias recebem outro material. Cozinha, geladeira, quadro de luz, porta para a suíte e armários viram um único item visualmente bem organizado, leve e belo.
Uma grande pedra em quartzito mont blanc serve de banco para quem assiste o cozinhar, banco de apoio para a sala de estar, armário para aparelhos eletrônicos e chega na varanda novamente como um banco para a mesa de jantar. Que tem do seu outro lado um bar. A luminária pendente escolhida para a mesa tem desenho esbelto para não disputar atenção com a vista da cidade.
As paredes do banheiro são revestidas com granilite de fundo branco e pedriscos brancos e pretos, o piso tem mesma textura dos ambientes sociais porém com outro recorte, marcenaria e iluminação seguem a mesma linha.
Os itens do dormitório tem aspecto leve e representam o estilo absorvido pelo morador em suas viagens, começando pela luminária pendente desenhada por Louis Poulsen e pelo banco girafa que é utilizado como mesa lateral para a cama. Do outro lado temos uma mesa em marcenaria para os dias de trabalho em casa.